metropoles.com

Flamengo vai de novo ao STF para ganhar título do Brasileirão de 1987

Flamengo pede rescisão de decisão do STF que invalidou reconhecimento, pela CBF, do clube como campeão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Flamengo 1987
1 de 1 Flamengo 1987 - Foto: Reprodução

Chegou ao STF na quinta-feira (15/8) uma nova ação do Flamengo para que o clube seja reconhecido como campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport, de Recife.

A ação do rubro-negro carioca pede a rescisão de um acórdão da Primeira Turma do STF, de abril de 2017. Na ocasião, o colegiado invalidou a resolução da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), editada em fevereiro de 2011, segundo a qual Flamengo e Sport foram os campeões brasileiros de 1987. Quatro meses depois, diante de uma decisão da Justiça Federal de Pernambuco, a própria CBF revogou a resolução e declarou só o Sport campeão.

O pedido do clube carioca, uma ação rescisória, havia sido apresentado inicialmente ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O tribunal, no entanto, decidiu em junho que o caso seria de competência do STF, pelo fato de a Corte já ter analisado o mérito do assunto.

Diante da decisão do STJ, o Flamengo pôde atualizar seus argumentos ao Supremo. Na petição, entre suas alegações, o clube afirmou ao STF que a decisão da Primeira Turma em 2017 errou ao considerar que a CBF não poderia, por critérios desportivos, ter declarado outro campeão do Brasileirão de 1987.

“As decisões das entidades desportivas, no que respeita à organização e funcionamento dos campeonatos e suas respectivas decisões, são insindicáveis, especialmente quando se referem às questões técnicas e históricas, como no presente caso. Para além disso, caso haja qualquer dúvida, a questão deve ser decidida em favor da autonomia desportiva da CBF”, disseram os advogados do Flamengo ao STF.

A ação rescisória foi distribuída ao ministro Edson Fachin, que integra a Segunda Turma do Supremo.

A controvérsia de décadas em torno do Campeonato Brasileiro de 1987 ocorre porque houve duas disputas naquele ano.

Com a CBF em crise financeira, as principais equipes criaram a sua própria competição, a Copa União, ou “Módulo Verde”, organizada pelo Clube dos 13, grupo formado pela elite do futebol brasileiro da época. Esse campeonato foi vencido pelo Flamengo. O Sport, por sua vez, conquistou uma competição organizada pela CBF também em 1987, com clubes de menor expressão, o “Módulo Amarelo”.

A confederação propôs, então, que um quadrangular envolvendo os dois primeiros colocados de cada módulo. Flamengo e Internacional, campeão e vice da Copa União, no entanto, não concordaram com a ideia. Sport e Guarani, campeão e vice do Módulo Amarelo, então, disputaram uma final e o clube pernambucano venceu.

O Supremo já reconheceu o Sport como único campeão brasileiro de 1987 em três ocasiões. Na mais recente decisão sobre o assunto, em maio, a Segunda Turma do STF, por unanimidade, rejeitou um pedido do Flamengo para ser considerado campeão brasileiro de 1987 e consequentemente, ter direito à chamada “Taça das Bolinhas”. O troféu é destinado ao primeiro time a ser campeão brasileiro cinco vezes.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?