metropoles.com

Filme sobre Pinheiro Neto, ex-ministro de Jango, será lançado em maio

Documentário “Terra revolta: João Pinheiro Neto e a reforma agrária” acabou de ganhar trailer, cartaz e terá sessão para convidados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O advogado, jornalista e ex-ministro João Pinheiro Neto
1 de 1 O advogado, jornalista e ex-ministro João Pinheiro Neto - Foto: Reprodução

Chega aos cinemas em maio um documentário que mostra a atuação do advogado, jornalista e ex-ministro João Pinheiro Neto (1928-2006) pela reforma agrária nos anos 1960, durante o governo João Goulart, derrubado pelo golpe militar de 1964.

Dirigido Caio Bortolotti e Bárbara Goulart, neta de Jango, e produzido por Henrique João Pinheiro, filho do protagonista do documentário, “Terra revolta: João Pinheiro Neto e a reforma agrária” acabou de ganhar trailer, cartaz (veja abaixo) e data para uma sessão com convidados no Rio de Janeiro: 4 de abril.

Cartaz do filme "Terra revolta: João Pinheiro Neto e a reforma agrária"

O filme tem narração do ator Paulo Betti e traz depoimentos inéditos de Maria Thereza Goulart, viúva de Jango, Almino Affonso, único ministro vivo do governo do ex-presidente, historiadores e pesquisadores. Familiares e amigos de João Pinheiro Neto, morto em 2006, aos 77 anos, também concederam entrevistas à produção, que reúne arquivos pessoais e documentos históricos.

Sob Jango, Pinheiro Neto foi ministro do Trabalho e da Previdência Social entre 1961 e 1962 e presidente da Secretaria de Política Agrária de 1963 a 1964. Depois do golpe, que completa 60 anos no próximo domingo, sua atuação foi considerada subversiva e ele foi preso. Silvia, sua filha, conta no filme que o ex-ministro se sentia exilado dentro do país, que ele se recusou a deixar durante a ditadura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?