metropoles.com

Filme sobre liberdade de imprensa mostra rotina de repórter brasileira

Filme produzido pelo repórter Ronan Farrow mostra o cotidiano de Patrícia Campos Mello e de jornalistas que atuam em democracias em crise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Patricia campos mello
1 de 1 Patricia campos mello - Foto: null

A HBO estreará no festival de Tribeca, em Nova York, um documentário que abordará a erosão da democracia e da liberdade de imprensa no Brasil e no exterior. A produção acompanhou o trabalho da jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, e de outros três repórteres que atuam em democracias em crise.

“Endangered” (Ameaçados de extinção, na tradução livre) foi produzido pelo repórter Ronan Farrow, que ganhou o Prêmio Pulitzer de 2018 por ter revelado os crimes sexuais cometidos pelo produtor de cinema Harvey Weinstein. Ronan é filho da atriz Mia Farrow.

O filme acompanhou o trabalho dos jornalistas durante três anos. Patrícia Campos Mello, vencedora do prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia, em Nova York, revelou como a campanha de Jair Bolsonaro se beneficiou em 2018 de uma rede que disparava mensagens em massa por aplicativos, trabalho que lhe rendeu uma série de ataques de apoiadores e do próprio Bolsonaro. Campos Mello também é autora do livro “A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”.

Também estarão no documentário os jornalistas americanos Oliver Laughland, que cobriu a campanha de Donald Trump pelo The Guardian, e o fotojornalista do Miami Herald Carl Juste, responsável por seguir Trump e pela cobertura do movimento Black Lives Matter. A fotojornalista mexicana Sashenka Gutierrez, especializada em coberturas de protestos e de violência no México, completa a lista.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?