Filme sobre liberdade de imprensa mostra rotina de repórter brasileira
Filme produzido pelo repórter Ronan Farrow mostra o cotidiano de Patrícia Campos Mello e de jornalistas que atuam em democracias em crise
atualizado
Compartilhar notícia
A HBO estreará no festival de Tribeca, em Nova York, um documentário que abordará a erosão da democracia e da liberdade de imprensa no Brasil e no exterior. A produção acompanhou o trabalho da jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, e de outros três repórteres que atuam em democracias em crise.
“Endangered” (Ameaçados de extinção, na tradução livre) foi produzido pelo repórter Ronan Farrow, que ganhou o Prêmio Pulitzer de 2018 por ter revelado os crimes sexuais cometidos pelo produtor de cinema Harvey Weinstein. Ronan é filho da atriz Mia Farrow.
O filme acompanhou o trabalho dos jornalistas durante três anos. Patrícia Campos Mello, vencedora do prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia, em Nova York, revelou como a campanha de Jair Bolsonaro se beneficiou em 2018 de uma rede que disparava mensagens em massa por aplicativos, trabalho que lhe rendeu uma série de ataques de apoiadores e do próprio Bolsonaro. Campos Mello também é autora do livro “A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”.
Também estarão no documentário os jornalistas americanos Oliver Laughland, que cobriu a campanha de Donald Trump pelo The Guardian, e o fotojornalista do Miami Herald Carl Juste, responsável por seguir Trump e pela cobertura do movimento Black Lives Matter. A fotojornalista mexicana Sashenka Gutierrez, especializada em coberturas de protestos e de violência no México, completa a lista.