Filme mostra protagonismo feminino na luta pela terra no Brasil; vídeo
Filme conta a história de duas mulheres, uma indígena e outra do MST
atualizado
Compartilhar notícia
Shirley Krenak e Maria Zelzuita, líderes da luta pela terra no Brasil em diferentes posições, são as protagonistas do novo documentário da diretora Susanna Lira. “A Mãe de todas as lutas” detalha batalhas indígenas pela demarcação de terras, a luta do MST pelo mesmo direito e conta a história do Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, no Sul do Pará, em que 21 trabalhadores rurais foram assassinados.
A trajetória de Zelzuita, uma das sobreviventes do massacre, mostra sua luta por terra produtiva, moradia e construção de memória e pertencimento. Já a história de Krenak se apresenta no longa com a responsabilidade de honrar a sabedoria das Guerreiras Krenak, uma aldeia indígena de Minas Gerais que foi atingida pela tragédia de Mariana.
Segundo Lira, uma das partes mais impactantes do filme é o ritual de Krenak e sua filha Iná, na beira do rio morto pelo crime de Mariana. Naquele lugar, elas geraram memórias que potencializam para as novas gerações da aldeia o protagonismo feminino.
O documentário estreia no dia 13 de agosto no canal Curta! e na plataforma streaming Curta!On. Assista abaixo a um trecho do vídeo de divulgação.
Ver essa foto no Instagram