metropoles.com

Filho de deputado é chave para desvendar rachadinha, diz MP

Justiça ordenou a quebra de sigilo de filho de deputado federal; parlamentar diz que verba transferida veio da venda de gado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara dos Deputados
Deputado Antonio Andrade
1 de 1 Deputado Antonio Andrade - Foto: Câmara dos Deputados

O Ministério Público de Tocantins voltou a defender a quebra de sigilo bancário de um filho do deputado federal Antônio Andrade, do Republicanos de Tocantins, no processo que investiga o parlamentar pelo crime de peculato, ou rachadinha. No início do mês, o MP pediu que a Justiça rejeite um recurso de Tony Andrade, filho do deputado, e mantenha a quebra de sigilo.

O filho do deputado alegou que a quebra de sigilo bancário “provoca danos que atingemtanto os valores individuais como a liberdade e a dignidade humanas”. O Ministério Público discordou: “O interesse público deve prevalecer sobre o particular”, afirmou a procuradora Leila da Costa, acrescentando que há indícios concretos de crime.

Deputado federal de primeiro mandato, Antônio Andrade é pré-candidato à prefeitura de Porto Nacional (TO). Em 2019, quando era presidente da Assembleia Legislativa de Tocantins, foi indiciado com o filho, atual vereador de Porto Nacional Tony Andrade, pelo crime de peculato. O esquema de funcionários fantasmas, segundo a Polícia Civil, causou um prejuízo de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos.

Em junho, o Tribunal de Justiça do Tocantins ordenou, de forma unânime, a quebra do sigilo de Tony Andrade e de Franklin Delano, ex-funcionário no gabinete de Antônio Andrade, como mostrou a coluna. As investigações apontaram 56 transferências bancárias do atual deputado em favor do filho e do então funcionário, a um total de R$ 155 mil. A defesa do deputado alegou à Justiça que a verba veio da venda de gado.

O deputado federal Antônio Andrade negou qualquer irregularidade. “O deputado reafirma que sempre se colocou à disposição da Justiça em todos os aspectos, para, inclusive, demonstrar que sua conduta sempre foi pautada na ética, na retidão e na probidade”, afirmou.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?