metropoles.com

Filho de Garnier mantém cargo de confiança em estatal da Marinha

Filho de Almir Garnier Santos ganha R$ 12 mil em cargo de confiança; comandante da Marinha de Bolsonaro é suspeito de apoiar plano golpista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
almirgarnier
1 de 1 almirgarnier - Foto: null

O filho do almirante Almir Garnier Santos, comandante da Marinha do governo Bolsonaro suspeito de endossar um plano golpista, mantém um cargo de confiança em uma estatal da Marinha durante o governo Lula. O advogado Almir Garnier Santos Junior recebe R$ 12,4 mil na Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron).

A Emgepron deu ao advogado o cargo de assessor-adjunto de Compliance e Integridade Corporativa em 2019, início do governo Bolsonaro. Naquela época, Almir Garnier Santos era secretário-geral do Ministério da Defesa, considerado o número dois da pasta. Em 2021 e 2022, o militar foi nomeado comandante da Marinha.

Subordinada à Marinha e ao Ministério da Defesa, a empresa pública comanda projetos aprovados pelo Comando da Marinha e trabalha na manutenção da indústria naval militar brasileira.

No mês passado, Almir Garnier foi acusado na delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, de ter apoiado um plano golpista após a vitória de Lula. Até o momento, Garnier não se manifestou sobre o caso. Alinhado a Bolsonaro, Garnier rompeu a tradição e se recusou a participar da cerimônia de troca de comandante da Força em 30 de dezembro do ano passado.

Procurados por meio da Emgepron e da Marinha, Almir Garnier Santos e Almir Garnier Santos Junior não responderam. A Marinha afirmou que não interfere nas contratações da estatal.

A Emgepron afirmou que o filho do ex-comandante cumpriu todos os requisitos do processo seletivo, e que não depende do orçamento federal. Apesar disso, recebeu aportes bilionários do governo nos últimos anos. “A Emgepron é uma empresa pública, com personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio, não depende do orçamento federal e que gera suas receitas para custeio e desenvolvimento de suas atividades”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?