Filho de Antônia Fontenelle é exonerado de cargo no governo do RJ
Samuel Soares de Brito tinha um cargo no governo do RJ, mas secretária não conseguiu comprovar seu trabalho
atualizado
Compartilhar notícia
O filho da influenciadora digital bolsonarista Antônia Fontenelle, Samuel Soares de Brito, foi exonerado, nesta segunda-feira (26/6), do cargo que tinha na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Como revelado pela coluna, Brito era nomeado, desde junho de 2022, como superintendente de Planejamento da pasta, mas nem o rapaz nem o governo conseguiram comprovar a execução do trabalho.
O ato de exoneração foi assinado pelo subsecretário de Governança e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, José Carlos Costa Simonin, no dia 20 de junho e publicado no Diário Oficial de segunda-feira.
O documento alega que a exoneração foi “a pedido”. Contudo, em um vídeo no YouTube, Fontenelle afirma que seu filho tentou entrar no portal do servidor e estava com seu acesso bloqueado. Disse a influenciadora bolsonarista:
“Na segunda-feira, ele foi acessar para fazer os despachos dele, para fazer o trabalho dele, e tinham trancado, ele não teve mais acesso a nada. Ele tentou ligar para as pessoas, e ninguém retornou. E também ninguém me deu satisfação”, disse Fontenelle, expondo que o cargo do filho no governo foi fruto de sua influência política.
Fontenelle mandou também “um recadinho” para a secretária da pasta, Rosangela Gomes, dizendo que “aguardava uma satisfação” da chefe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
A coluna questionou a pasta sobre a alegação de que a exoneração foi a pedido, mas não teve uma resposta até a publicação desta reportagem.
Relembre o caso
A coluna esteve em uma das sedes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, nesta quinta-feira (16/6), e apurou, com o setor de Recursos Humanos da pasta, que o filho de Fontenelle, embora fosse nomeado como superintendente de Planejamento, tem a folha de ponto registrada na assessoria de comunicação. Procurados, integrantes da assessoria disseram desconhecer Brito e afirmaram que ele não trabalharia na área, mas sim na Superintendência de Planejamento — departamento que ninguém soube informar onde funciona. A secretaria, contudo, não conseguiu comprovar o trabalho exercido pelo servidor.
Após a coluna informar ao departamento de Recursos Humanos que o filho de Fontenelle não se encontrava no setor de comunicação da secretaria, e que ninguém da área o conhecia, o RH disse que existia “uma anotação” de que Brito estava cedido para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Na equipe do SUAS, porém, profissionais disseram não conhecer qualquer Samuel, com exceção de um servidor, o qual alegou que o filho de Fontenelle fazia “coisas de design, redes sociais e edição de vídeos” para o setor. Informou ainda que ele não vai à secretaria e “trabalha por demanda”. Indagado se havia alguma comprovação de seu trabalho, esse servidor disse não haver.
O que disseram os citados
No dia 16 de junho, após a publicação da primeira reportagem, Brito entrou em contato com a coluna e informou que “trabalha despachando processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)” para o Sistema Único de Assistência Social [SUAS]. A informação dada por Brito é diferente da afirmação do único servidor que disse conhecê-lo. Segundo o funcionário, Samuel editava vídeos e trabalhava nas redes sociais do SUAS. Embora fosse nomeado como superintendente de Planejamento, o rapaz disse que trabalhou para a comunicação editando vídeos para as redes sociais em 2022, foi transferido para a equipe do SUAS neste ano e despachava de casa, mesmo o governo do RJ tendo determinado, desde 2021, o trabalho presencial de todos os servidores.
Antônia Fontenelle disse, no dia 15 de junho, que o filho trabalhava de casa porque “a pasta não tem computador” e ameaçou a coluna.
“Vocês vão arranjar um problema maior do que a matéria que você está pensando em fazer. Eu te autorizo a fazer, pode fazer! Mas tome muito cuidado”, ameaçou a influenciadora bolsonarista.