metropoles.com

Filha de Eduardo Cunha contrata ex-patrão para trabalhar na Câmara

Dani Cunha contratou o publicitário que a empregou no período em que o pai, Eduardo Cunha, presidia a Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A deputada Dani Cunha, do União Brasil do Rio de Janeiro, discursa no plenário da Câmara
1 de 1 A deputada Dani Cunha, do União Brasil do Rio de Janeiro, discursa no plenário da Câmara - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada Dani Cunha, do União Brasil do Rio de Janeiro, emprega o publicitário para quem trabalhou no período em que o seu pai, Eduardo Cunha, presidiu a Câmara dos Deputados.

Dani e o publicitário Michell Yamasaki Verdejo eram figuras carimbadas nos corredores da Câmara no segundo semestre de 2015. Cunha, à época, era um dos homens mais poderosos da República, e Verdejo mantinha uma empresa que ofertava serviços de assessoria para políticos.

A dupla visitava os gabinetes de parlamentares aliados a Cunha para falar sobre os trabalhos que prestavam. O jornalista Evandro Ébolli chegou a questionar Dani sobre possíveis conflitos de interesse. “Não tem nada ilegal”, declarou ela. “Recebo salário e prospecto trabalhos.”

Michell está no gabinete de Dani desde o primeiro dia do mandato. Ele recebe um salário bruto de R$ 16.640 para exercer o cargo de secretário parlamentar SP25. Entre novembro de 2019 e dezembro de 2022, Michell trabalhou para o deputado Cezinha de Madureira, do PSD de São Paulo.

Em tempo: alguns deputados que contrataram os serviços de Dani e Michell permanecem na Câmara oito anos depois. Entre eles estão Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, André Fufuca, do PP do Maranhão, e Danilo Forte, do União Brasil do Ceará. Motta e Fufuca são líderes das bancadas dos seus partidos, enquanto Forte tem posição destacada no União — ele será o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?