metropoles.com

Favorito à presidência do PSDB, Perillo tem tarefas antes de convenção

Ex-governador de Goiás diz que conversas sobre cargos estratégicos na cúpula do PSDB ainda estão em aberto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
marconi perillo senado convençao psdb goiania (3)
1 de 1 marconi perillo senado convençao psdb goiania (3) - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Apontado nos bastidores do PSDB como mais cotado para encabeçar a chapa única a ser apresentada na convenção para eleger o novo presidente da sigla – alguns correligionários já falam nele como novo líder do tucanato – o ex-governador de Goiás Marconi Perillo ainda tem arestas a aparar até o dia 29, data de início do evento.

Aliado do deputado Aécio Neves (MG), que retomou o protagonismo na sigla, Perillo tem dito que não é “candidato de si próprio”.

No começo da semana, em Brasília, Perillo deve ter conversas com líderes e membros das bancadas tucanas no Congresso, além de ex-governadores. O atual presidente do PSDB, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, também está na lista de interlocutores do goiano.

Os cafés, almoços e jantares devem girar em torno da composição da nova cúpula do combalido partido, que governou o país por oito anos e se viu desalojado pelo bolsonarismo no antagonismo ao PT.

Em um ninho acostumado a traições e fogo amigo, o desafio é acomodar alas de estados como São Paulo e Minas Gerais, onde o PSDB já teve dias de glória mas se enfraqueceu, e as novas forças de Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, que os tucanos governam atualmente.

“É preciso trabalhar direitinho para que todos se sintam contemplados. Há pleitos, postulações, mas está tudo aberto, não tem nada fechado. É uma engenharia que exige habilidade para colocar as peças no lugar certo, sem maiores sequelas. Se eu não tiver competência para resolver essas demandas, não posso ser presidente”, disse Perillo à coluna.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?