metropoles.com

Faraó dos Bitcoins atribuía prisão à Igreja Universal, diz livro

Livro “Queda livre” detalha como pastores e fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus alavancaram empresa do Faraó dos Bitcoins

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Glaidson dos Santos, Faraó dos Bitcoins
1 de 1 Glaidson dos Santos, Faraó dos Bitcoins - Foto: Reprodução

O empresário Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins, acreditava que a Igreja Universal do Reino de Deus estava por trás de sua prisão, em 2021. A informação está no livro “Queda livre”, dos jornalistas Chico Otavio e Isabela Palmeira, que será lançado no Rio de Janeiro na próxima terça-feira (30/4).

“A fórmula que consolidou a GAS: uma forte pregação nos templos, reforçada pela conversão de pastores locais em consultores”, afirma o livro, que detalha como pastores e fiéis da Universal ajudaram o suposto esquema criminoso a prosperar.

Glaidson começou a frequentar a Igreja Universal do Reino de Deus em Cabo Frio (RJ) em 2000, aos 17 anos. Três anos depois, foi trabalhar para a entidade na Venezuela. Começou a desenvolver seu negócio de bitcoins em 2015, de volta ao Rio de Janeiro.

A ligação direta com a igreja foi citada também pelo Ministério Público do Rio de Janeiro ao denunciar a GAS como organização criminosa, por crimes contra o sistema financeiro nacional. A maior parte dos 127 mil clientes enganados pela companhia era de fiéis da Universal.

“Quando os gestores da massa falida da GAS divulgaram a lista de clientes lesados, apareceram os nomes de dois bispos do alto-comando da Universal. Entre as vítimas, havia ainda pastores, parentes de bispos e funcionários da TV Record, também pertencente a Edir Macedo [fundador da igreja]”, escreveram Otavio e Palmeira. A Universal não respondeu aos questionamentos feitos pelos autores do livro.

“Queda Livre — a história de Glaidson e Mirelis, faraós dos bitcoins” foi editado pela Intrínseca, por meio do selo “História Real”. A obra será lançada na terça-feira (30/4) no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa de Botafogo, às 19h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?