Falta de estrutura da campanha de Tarcísio espanta aliados e rivais
Aliados de Tarcísio de Freitas e oponentes do candidato bolsonarista dizem que a campanha se desenvolve no “piloto automático”
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-ministro Tarcísio de Freitas tem subido nas pesquisas para o governo de São Paulo sem que haja uma estrutura de campanha para dar sustentação ao projeto bolsonarista no estado.
Adversários de Tarcísio e aliados do candidato do Republicanos relataram que a campanha se desenvolve no “piloto automático” e que não existe articulação política à altura das demais candidaturas paulistas.
Na segunda-feira (6/6), Tarcísio discursou em evento para filiados do PTB de São Paulo. Lideranças do partido e de outras siglas da chapa bolsonarista se queixaram ao longo da noite que o Republicanos não se preocupou em fazer uma cerimônia com propósito semelhante para o ex-ministro.
O representante de maior destaque do Republicanos no evento era o deputado Roberto de Lucena, uma liderança do segmento evangélico que se filiou à sigla na última janela partidária.
Nenhum dirigente do PSC acompanhava Tarcísio. O presidente do diretório paulista do partido, deputado Gilberto Nascimento, relatou a um interlocutor que não tinha acesso à agenda do ex-ministro. O PSC lançou o apresentador José Luiz Datena como candidato ao Senado na chapa bolsonarista, mas ele não foi convidado para o evento.
Tanto os aliados de Tarcísio quanto os adversários afirmam que não conseguem identificar um coordenador político constituído para a campanha. A equipe enxuta cria saias-justas para o ex-ministro, que reclama de não dar conta de todas as mensagens e ligações que chegam em seu celular. Ele tem um número de São Paulo e outro de Brasília para administrar.
A desenvoltura do ex-ministro é outro ponto que preocupa para o futuro. Tarcísio sempre foi um quadro técnico do governo federal e tem pouca vivência em comícios. Por diversas vezes, filiados do PTB tiveram de pedir silêncio para a claque que havia se dispersado durante o discurso no evento.