metropoles.com

Fachin quer saber se João Santana está descumprindo acordo de delação

Diante de informações diferentes prestadas pela PGR e pela defesa de João Santana, Fachin pediu explicações da Justiça Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF; Nathalie Bohm/TV Cultura
O ministro Edson Fachin, do STF, e o marqueteiro João Santana
1 de 1 O ministro Edson Fachin, do STF, e o marqueteiro João Santana - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF; Nathalie Bohm/TV Cultura

O ministro Edson Fachin, do STF, pediu esclarecimentos à Justiça sobre se o marqueteiro João Santana está ou não cumprindo as horas de serviço comunitário previstas em seu acordo de delação premiada.

Diante de informações diferentes prestadas pela Procuradoria-Geral da República e pela defesa de Santana, Fachin cobrou explicações da 12ª Vara Federal de Curitiba e da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas de Salvador. O pedido de informações, publicado nessa segunda-feira (15/4), deve ser respondido em 5 dias.

Com base em uma manifestação da PGR, segundo a qual João Santana não vinha cumprindo os serviços comunitários, Fachin havia ordenado na semana passada o agendamento de uma audiência na Justiça Federal do Paraná para adverti-lo de que a transgressão poderia levar à anulação de seu acordo com o Ministério Público Federal.

Depois da decisão do ministro, os advogados do marqueteiro afirmaram a Fachin que a manifestação da PGR estava errada. A defesa apresentou ao ministro comprovantes de que, ao final de março, restava a João Santana cumprir 186 horas de um total de 264 horas de serviços comunitários no regime aberto.

Como mostrou a coluna, além de rebater o posicionamento da PGR, os advogados de Santana pediram a Edson Fachin que ele possa restituir os US$ 21,6 milhões que mantinha em uma conta no banco Heritage, na Suíça, e foram perdidos em seu acordo de delação.

A alegação foi a de que não há sentença definitiva contra o marqueteiro, que teve duas condenações na Lava Jato anuladas. Fachin ainda não analisou o pedido.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?