metropoles.com

Fachin manda RJ ceder imagens de operações policiais a MP e famílias

Decisão de Edson Fachin manda governo do RJ compartilhar imagens de operações policiais com MP e familiares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
operação-policial-rj
1 de 1 operação-policial-rj - Foto: null

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin decidiu, nesta terça-feira (6/6), que imagens gravadas pelas câmeras corporais de policiais, em operações que resultarem mortos ou que seja empregado o “uso da força”, devem ser imediatamente compartilhadas com a família da vítima, com o Ministério Público e Defensoria Pública do estado. A decisão de Fachin é contrária à posição do governo do Rio de Janeiro sobre o tema na ADPF 635, popularmente conhecida como ADPF das favelas.

A determinação é retroativa, ou seja, batalhões que já estão usando as câmeras corporais e que têm agentes envolvidos em investigações devem compartilhar as imagens com a família da vítima, MP do Rio e Defensoria Pública. O ministro deu até 30 dias para que o governo fluminense cumpra a ordem.

O prazo de 30 dias vale também para o cronograma final de instalação de câmeras corporais em “todas, sem exceção alguma, as unidades policiais do estado”. Fachin determinou também que, junto com o cronograma, as “atividades de inteligência”, alegadas como incompatíveis com câmeras corporais, devem ser regulamentadas.

A decisão de Fachin significa uma derrota para o governador Cláudio Castro, que vinha desde o início do ano defendendo que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) não usassem câmeras corporais e que nenhuma imagem fosse compartilhada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?