metropoles.com

Extremista preso pela PF atacou urnas e xingou Lula e Moraes

José Acácio Serere Xavante foi preso nesta segunda-feira (12/12) por três supostos crimes; bolsonaristas queimaram carros em frente à PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
José Acácio Serere Xavante
1 de 1 José Acácio Serere Xavante - Foto: Reprodução

O indígena bolsonarista extremista José Acácio Serere Xavante, preso nesta segunda-feira (12/12) pela Polícia Federal, espalhou mentiras sobre as urnas eletrônicas e xingou Lula e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

A prisão foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República e atendida por Moraes. Bolsonaristas reagiram à prisão do aliado e têm deixado um rastro de destruição em frente à PF, com carros queimados.

A prisão temporária, de até dez dias, foi motivada pelos supostos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Segundo a PF e a PGR, o bolsonarista fez protestos antidemocráticos em Brasília, inclusive em frente ao hotel onde Lula está hospedado.

“Lula não foi eleito, TSE roubou os votos para Lula, houve crime eleitoral, violaram a urna de votação. O ministro Alexandre de Moraes é bandido e ladrão”, escreveu José Acácio nas redes sociais em 8 de novembro, uma semana após a derrota de Jair Bolsonaro para Lula. O bolsonarista fez diversas publicações de teor golpista.

No momento, José Acácio está na sede da PF e é alvo de busca pessoal. Em reação à prisão, bolsonaristas queimaram carros em frente à corporação e entraram em confronto com policiais federais e militares. Um ônibus também foi incendiado. Assista ao vídeo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?