metropoles.com

Extradição de Allan dos Santos deixa diretoria sem chefe há 17 dias

A delegada Silvia Amélia foi demitida em 9 de novembro por não informar seus superiores do pedido de extradição de Allan dos Santos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Allan dos Santos após operação da PF
1 de 1 Allan dos Santos após operação da PF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O departamento do Ministério da Justiça responsável por fazer pedidos de extradição está sem chefe desde 9 de novembro, quando foi publicada a demissão da delegada Silvia Amélia. Já são 17 dias sem um comando formal.

Ela deixou de responder pela Diretoria de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI) por não ter avisado o governo com rapidez sobre o pedido de extradição do ativista bolsonarista Allan dos Santos.

Além da exoneração do cargo, o Ministério da Justiça também mudou o fluxo em casos de extradição. Agora, o secretário nacional de Justiça deverá assinar o pedido. O posto é ocupado por José Vicente Santini, próximo da família Bolsonaro. A medida visa impedir novos casos como o de Allan dos Santos.

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão de Allan dos Santos em 5 de outubro. Logo em seguida foi feito o pedido de extradição, já que o ativista bolsonarista estava nos Estados Unidos. Mesmo depois de todo esse tempo, o nome de Allan dos Santos não está ainda entre os procurados pela polícia internacional.

No site do Ministério da Justiça, Silvia Amélia ainda consta como a responsável pelo DRCI, que oferece inclusive um link para seu currículo. No momento, quem responde interinamente pela diretoria é a delegada da Polícia Federal e coordenadora de Recuperação de Ativos, Priscila Macorin.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?