Exposição no CCBB vai marcar 150 anos do pintor uruguaio Torres García
Revolucionário das artes latino-americanas, Torres García é o autor da célebre gravura “América invertida”
atualizado
Compartilhar notícia
Os 150 anos do nascimento de Joaquín Torres García (1874-1949), artista plástico uruguaio, serão celebrados no Brasil com uma exposição itinerante, que deve passar pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em três capitais.
Com curadoria da equipe do Museo Torres García, sediado em Montevidéu, a mostra vai trazer ao público brasileiro cerca de 80 obras emblemáticas do pintor, desenhista, escultor, escritor e professor Torres García.
O projeto prevê inicialmente que a mostra seja aberta no segundo semestre de 2024 e passe pelas unidades do CCBB em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Considerado um revolucionário da pintura e das artes plásticas latino-americanas, Torres García é o criador do Universalismo Construtivo e conhecido por, em sua obra, exaltar a América Latina. É dele a famosa frase que diz “Nosso Norte é o Sul”.
Uma de suas obras mais famosas é a gravura “América invertida”, que mostra a América do Sul no topo do mapa do continente americano. A obra foi citada por Lula recentemente, em novembro de 2023, ao discursar na cúpula Vozes do Sul Global.