metropoles.com

Exploração no Amazonas não está perdida, diz presidente da Petrobras

“Conversas com o Ministério do Meio Ambiente têm corrido bem”, disse presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, à coluna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
1 de 1 Jean Paul Prates, presidente da Petrobras - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou à coluna nesta quarta-feira (5/7) que o projeto de perfurar poços na bacia da foz do Amazonas não está perdido, e que as conversas com o Ministério do Meio Ambiente têm “corrido bem”. Prates disse ainda que a estatal se prepara para explorar petróleo em águas profundas na bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

“As conversas com o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama têm corrido bem. Esse processo não está perdido de forma alguma. Apenas teremos que convergir em termos de cronogramas e procedimentos”, disse Prates.

Prates rejeitou a tentativa de ser colocado em uma posição antagônica à da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Houve tentativas infrutíferas de colocar a mim e a ministra em polos opostos.”

Em maio, o Ibama negou a licença para a Petrobras perfurar poços de petróleo na bacia da foz do Amazonas, no litoral do Amapá, a 175 quilômetros da costa. A empresa recorreu da decisão. Desde então, Prates já disse que a exploração seria uma “chance de ouro”, ao passo que o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pontuou que o órgão “não trabalha sob pressão”.

Enquanto aguarda o aval do governo para extrair petróleo na foz do Amazonas, a estatal se prepara para perfurar poços na área de Pitu, que fica na bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. O campo foi descoberto em 2015.

“Caso tenhamos que aguardar mais pelo licenciamento na Foz do Amazonas, não poderemos deixar a sonda parada. Aguardaremos trabalhando em outras frentes. Talvez possamos perfurar o segundo e o terceiro poço em Pitu”, disse Jean Paul Prates, que é senador pelo PT do Rio Grande do Norte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?