Exército autoriza mulheres a usarem penteados rabo de cavalo e tranças
Altura de cabelo “tipo afro” não deve passar de 3,5 cm; coque é obrigatório em caso de “risco à segurança” da militar, diz Exército
atualizado
Compartilhar notícia
O Exército autorizou mulheres a usarem rabo de cavalo e tranças durante a função militar. A medida também inclui mulheres negras, com “cabelo tipo afro”, como definiu a Força. A regra foi assinada no último dia 23 e entrou em vigor na segunda-feira (2/1).
As “múltiplas tranças” para mulheres negras devem ter até 0,7 centímetro. Entre uma trança e outra, o couro cabeludo deve aparecer até 3 milímetros. A altura do cabelo não deve passar de 3,5 centímetros, e o penteado deve abranger toda a cabeça e ser “reto e contínuo, em uma única direção”. Acessórios seguem vetados.
O penteado de rabo de cavalo, com ou sem tranças, deve ser centralizado na altura das orelhas. “Não pode ser utilizado no topo da cabeça, na nuca ou lateralizado”, diz a portaria do Exército.
Em solenidades oficiais e atividades em que o rabo de cavalo ou as tranças prejudiquem a segurança da militar, segundo o Exército, o penteado coque volta a ser obrigatório.