Exclusivo: veja vídeos da destruição das salas e obras no Palácio do Planalto
Palácio do Planalto foi vandalizado por bolsonaristas neste domingo (8/1) em ato terrorista
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens produzidas com exclusividade pela coluna mostram o estado do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, após os atos terroristas cometidos neste domingo (8/1) por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A coluna percorreu entre 21h e 21h30 deste domingo os quatro andares do Planalto. Vidraças foram quebradas, cadeiras destroçadas, obras de arte rasgadas e computadores e televisores destruídos pelos manifestantes golpistas. A destruição ocorreu principalmente no segundo andar e no terceiro, no corredor que leva ao gabinete do presidente Lula.
Os golpistas não conseguiram acessar a sala de Lula. O gabinete da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Planalto foi depredado, entre outros.
Agora à noite, estão reunidos no gabinete de Lula Jaques Wagner, líder do governo no Senado, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, Miriam Belchior, secretária-executiva da Casa Civil, Wellington Saraiva, Secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil.
Há vidro quebrado e lixo espalhado pelo chão. O quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, foi furado pelos manifestantes, e um quadro de Frans Krajcberg foi danificado, assim como uma escultura de Haroldo Barrroso.
O quarto andar, onde ficam alguns ministérios, está mais preservado do que os demais. As medalhas no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram furtadas.
Assista aos vídeos: