metropoles.com

Ex-sócio de Gilmar, Gonet nem sempre concordou com ministro do STF

Cotado para chefiar a PGR, subprocurador Paulo Gonet é amigo e ex-sócio do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alejandro Zambrana/TSE
Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet
1 de 1 Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet - Foto: Alejandro Zambrana/TSE

Amigo e ex-sócio de Gilmar Mendes, o subprocurador Paulo Gonet é apontado por seus críticos quase como uma extensão do ex-ministro na Procuradoria-Geral da República (PGR), o que diminuiria sua independência. Gonet e Gilmar foram sócios no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, a faculdade da família do ministro, em Brasília. Mas nem sempre foi assim.

Neste ano, quando Gonet era vice-procurador-geral eleitoral, representando Augusto Aras no Tribunal Superior Eleitoral, ele foi contra a cassação de Deltan Dallagnol.

A cassação de Dallagnol era algo por que Gilmar salivava. Mas Gonet defendeu que, como Dallagnol não respondia a um processo administrativo disciplinar (PAD), ele não poderia ter seu registro de candidatura cassado, porque a lei só estabelece como causa para se tornar ficha-suja quando o candidato renuncia a um cargo público para fugir de PAD.

Gonet disse que a figura do PAD não poderia ser confundida com “os procedimentos de investigação dos fatos, como a sindicância, a reclamação disciplinar e o pedido de providências, que não são aptos, por si, a gerar imposição de sanção administrativa”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?