metropoles.com

Ex-servidores detalharão ao Senado perseguições do governo Bolsonaro

Ricardo Galvão foi demitido do Inpe após contrariar Bolsonaro sobre desmatamento; José Augusto Morelli multou Bolsonaro no Ibama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Ricardo Galvão
1 de 1 Ricardo Galvão - Foto: Arquivo pessoal

Ex-servidores do governo Bolsonaro vão detalhar nesta terça-feira (2/8) ao Senado as perseguições que sofreram nos cargos. A audiência pública contará com Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e José Augusto Morelli, servidor licenciado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que multou Jair Bolsonaro em 2012 e foi posto na “geladeira”. Agora, ambos são pré-candidatos ao Legislativo.

Em 2019, Galvão foi demitido do Inpe depois de defender dados do instituto que apontavam o aumento do desmatamento. Sem embasamento, Bolsonaro havia colocado em dúvida as informações do órgão técnico. Morelli, por sua vez, sofreu retaliações desde o início do governo Bolsonaro. Com 20 anos de carreira, perdeu cargos de chefia e foi ordenado a apenas fazer trabalhos burocráticos.

Até maio deste ano, o assediômetro, uma ferramenta da Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca), registrava 1.200 ameaças, perseguições e constrangimentos a servidores no governo Bolsonaro. A audiência pública sobre o assédio institucional no serviço público do país é organizada pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público (Servir Brasil), integrada pelo senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, e pelo deputado Israel Batista, do PSB do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?