metropoles.com

Ex-ministros do PT e entidades criticam abandono do Arquivo Nacional

Arquivo Nacional alega falta de orçamento e que em razão disso projetos estão parados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Ana Hollanda e Renato Janine Ribeiro, ex-ministros de Dilma
1 de 1 Ana Hollanda e Renato Janine Ribeiro, ex-ministros de Dilma - Foto: Agência Brasil

Uma carta aberta endereçada à ministra Esther Dweck, de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que pede valorização aos arquivos públicos brasileiros e seus servidores, chegou à marca de 550 assinaturas desde que foi lançada no final da noite de quarta-feira (6/11).

O texto já foi endossado por dois ex-ministros de governos anteriores do PT: Ana Hollanda, que comandou a Cultura no primeiro mandato de Dilma; e Renato Janine Ribeiro, que tocou a Educação, no final da segunda gestão de Dilma.

Além deles, também manifestaram apoio Celina Vargas do Amaral Peixoto e Jaime Antunes, dois ex-diretores de mais prestígio do Arquivo Nacional. Ex-diretores da Associação Nacional de História (Anpuh) também assinaram a carta.

O documento diz que a situação dos arquivos é crítica desde o governo de Michel Temer, e, mesmo “contrariando as expectativas”, ela prossegue no governo Lula.

“Convertido em uma secretaria do MGI, o Arquivo Nacional deixou de ser um órgão independente, perdendo seu orçamento próprio e enfrenta hoje severas limitações financeiras e burocráticas que paralisam funções essenciais e impedem o cumprimento da missão institucional. Projetos de pesquisa, eventos como o Arquivo em Cartaz e a II Conferência Nacional de Arquivos, bem como o recolhimento e a disponibilização de novos acervos, encontram-se suspensos. Além disso, a reativação de setores estratégicos, como o Memórias Reveladas, anunciada de maneira ostensiva, enfrenta dificuldades significativas”, diz trecho da carta.

No final de outubro, conforme mostrou a coluna, com o retorno do período de chuvas em Brasília, o Arquivo Nacional sofreu com goteiras e peças, e parte do acervo se molhou. Servidores tiveram de cobrir às pressas armários que guardam documentos históricos. Segundo o órgão, nenhum documento foi danificado pela água.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?