metropoles.com

Ex-ministro é punido por xingar defensores da liberação de drogas

Marcelo Queiroga foi ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro na pandemia e é pré-candidato a prefeito de João Pessoa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, abaixa a máscara durante fala em evento no Palácio do Planalto, sob fundo azul - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, abaixa a máscara durante fala em evento no Palácio do Planalto, sob fundo azul - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro, foi punido pela Comissão de Ética da Presidência por chamar de “vermes” os defensores da liberação das drogas e defender a morte dessas pessoas quando chefiava o ministério. A censura ética foi aplicada em março, mas estava sob sigilo até agora. Atualmente, Queiroga é pré-candidato à prefeitura de João Pessoa.

Em julho de 2022, disse Queiroga no auditório do Ministério da Saúde: “O Arnaldo [Correia, secretário do ministério] falou que o uso de drogas é uma das causas mais prevalentes da hepatite C. Nós somos contra o uso de drogas, embora haja pessoas que estão defendendo isso: liberação das drogas. Para esses vermes, nitazoxanida. Talvez mate essa gente”, disse o então ministro.

A droga citada por Queiroga, um vermífugo, fazia parte do “kit Covid”, conjunto de remédios comprovadamente ineficazes contra o vírus promovido pelo governo Bolsonaro. Mais de 700 mil brasileiros morreram por causa da doença em apenas três anos.

Queiroga recebeu uma censura ética, a sanção mais severa possível a um ex-ministro. Na prática, contudo, trata-se de uma mancha no currículo que não o impedirá de assumir novos cargos de confiança no governo federal.

Quando era ministro da Saúde de Bolsonaro, Queiroga adotou outras posturas negacionistas: mentiu sobre efeitos da vacina da Covid, atacou o uso obrigatório das máscaras e chamou servidores da Fiocruz de “professores do inferno”. Também fez gestos obscenos para manifestantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?