Ex-ministro do PT processa Bolsonaro no STF por fake news
Prefeito de Araraquara, Edinho Silva quer que Bolsonaro explique declarações ao STF
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-ministro das Comunicações no governo Dilma, Edinho Silva processou nesta quarta-feira (30/3) Jair Bolsonaro no STF por divulgar mentiras sobre sua gestão à frente da prefeitura de Araraquara (SP). Silva cobrou que Bolsonaro explique suas declarações ao Supremo.
Em cerimônia no Planalto na última sexta-feira (25/3), Bolsonaro repetiu informações falsas contra a cidade.
Na semana passada, Bolsonaro afirmou, sem provas, que em Araraquara a população comeu cães e gatos “para não morrer de fome”, e insinuou que o prefeito Edinho Silva era um “protótipo de ditador”. O presidente já havia dito a mentira em uma live no mês passado. Bolsonaro costuma atacar a prefeitura porque foi uma das cidades a decretar o lockdown para conter as mortes por Covid.
“Relato absurdo totalmente desprovido de prova ou fundamento”, escreveu Silva, completando que Bolsonaro usou “sua posição de presidente da República em manifestação oficial em evento do governo federal” para atacar a honra do petista.
Edinho Silva pediu que Bolsonaro responda oito perguntas ao STF, para que esclareça suas declarações públicas. O primeiro questionamento é “Com base em quais provas o senhor afirma tal fato?”.