metropoles.com

Ex-chefe de gabinete de Salles trabalha em estatal do governo Lula

Superintendente de Planejamento Econômico-Financeiro e Controladoria da ENBpar foi contratado em 2022 e permaneceu no cargo no governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do Deputado federal Ricardo Salles, relator da CPi do MST 2
1 de 1 Imagem colorida do Deputado federal Ricardo Salles, relator da CPi do MST 2 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um ex-chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente na gestão de Ricardo Salles trabalha como superintendente de Planejamento Econômico-Financeiro e Controladoria da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A (ENBpar), estatal que controla a Itaipu Binacional.

Fábio Eidi Takahashi foi contratado para o cargo na ENBpar em 8 de agosto de 2022. Ele foi chefe de gabinete da Secretaria de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente entre os dias 10 de novembro de 2020 e 14 de julho de 2021. Seu desligamento ocorreu semanas após a demissão de Salles da pasta.

A indicação de Takahashi para o emprego na ENBpar partiu do diretor financeiro da estatal, Armando Casado de Araújo. Ambos sobreviveram à reformulação que o governo Lula promoveu na diretoria da empresa neste ano.

A assessoria da ENBpar informou que as indicações dos diretores passam por um comitê formado pelo setor de recursos humanos e pela governança para analisar se os indicados atendem aos critérios técnicos e à necessidade do posto que será preenchido.

A ENBpar foi constituída em 2022 para assumir as atividades da Eletrobras que não poderiam ser privatizadas. Além do controle de Itaipu, a estatal é responsável por operar usinas de energia termonuclear e por gerir políticas públicas, como os programas Luz Para Todos e Mais Luz para a Amazônia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?