Ex-chefe de gabinete de Salles trabalha em estatal do governo Lula
Superintendente de Planejamento Econômico-Financeiro e Controladoria da ENBpar foi contratado em 2022 e permaneceu no cargo no governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Um ex-chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente na gestão de Ricardo Salles trabalha como superintendente de Planejamento Econômico-Financeiro e Controladoria da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A (ENBpar), estatal que controla a Itaipu Binacional.
Fábio Eidi Takahashi foi contratado para o cargo na ENBpar em 8 de agosto de 2022. Ele foi chefe de gabinete da Secretaria de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente entre os dias 10 de novembro de 2020 e 14 de julho de 2021. Seu desligamento ocorreu semanas após a demissão de Salles da pasta.
A indicação de Takahashi para o emprego na ENBpar partiu do diretor financeiro da estatal, Armando Casado de Araújo. Ambos sobreviveram à reformulação que o governo Lula promoveu na diretoria da empresa neste ano.
A assessoria da ENBpar informou que as indicações dos diretores passam por um comitê formado pelo setor de recursos humanos e pela governança para analisar se os indicados atendem aos critérios técnicos e à necessidade do posto que será preenchido.
A ENBpar foi constituída em 2022 para assumir as atividades da Eletrobras que não poderiam ser privatizadas. Além do controle de Itaipu, a estatal é responsável por operar usinas de energia termonuclear e por gerir políticas públicas, como os programas Luz Para Todos e Mais Luz para a Amazônia.