metropoles.com

Estudo do Sleeping Giants mostra plataformas sem filtro à desinformação sobre ciência

Estudo mostra que os termos de uso das principais redes sociais são ineficazes contra a desinformação sobre ciência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida com logotipos de redes sociais em tela de celular - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida com logotipos de redes sociais em tela de celular - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Um levantamento feito pelo Sleeping Giants, movimento de combate à desinformação, analisou os termos de uso de algumas das principais redes sociais e sustenta que eles são ineficazes contra a desinformação sobre ciência. O estudo mostra que nove das principais plataformas não têm regras para fake news sobre meio ambiente, saúde e educação.

Foram analisados os termos de uso de Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Kwai, Telegram, Twitter, Rumble e Twitch. Apenas seis das citadas, segundo o estudo, têm políticas de combate à desinformação de forma geral. A pesquisa foi feita em fevereiro de 2023.

A pesquisa mostra a ausência de regras de publicação para conteúdos que desinformam sobre a questão ambiental e a crise climática. O levantamento identificou conteúdos nessas redes que contradizem até consensos científicos sobre a existência e as causas da mudança climática. O levantamento também identificou publicações reforçando teorias conspiracionistas sobre ciência.

O levantamento apontou ainda que mesmo os tópicos que têm regras a respeito, como os relacionados à Covid-19, continuam ainda em circulação. Algumas publicações falsas analisadas estão circulando há mais de seis meses e em perfis verificados, como o da deputada Bia Kicis, do PL do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?