Estudo do Senado traz alertas ambientais ao Brasil da próxima década
Documento é da Consultoria Legislativa do Senado; na última semana, 65 pessoas morreram em meio a deslizamentos no litoral norte de SP
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo da Consultoria Legislativa do Senado, publicado em dezembro, recomenda que o governo federal passe a enfrentar as mudanças climáticas e os desastres ambientais que podem acontecer na próxima década. Nos últimos dias, pelo menos 65 pessoas morreram em meio a deslizamentos e alagamentos no litoral norte de São Paulo.
Com foco na insegurança alimentar e no contexto político, o documento faz uma série de alertas sobre o meio ambiente brasileiro e os riscos que o país corre até 2050. Entre eles estão efeitos na produção agropecuária, agrícola e abastecimento hídrico.
O documento aponta também que as Forças Armadas devem começar a se adaptar aos “novos desafios” do cenário gerado pela falta de abastecimento hídrico e alimentar.
Segundo o estudo, militares devem se preparar para o aumento da atuação na área da defesa civil, em situações de inundações, catástrofes naturais, surtos de doenças e pandemias.