metropoles.com

Estúdios de cinema pedem que Lira não paute PL que regula streaming

MPA, que representa estúdios de cinema e Netflix, afirmou ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que texto atual prejudica o setor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem de celular exibindo, na tela, o logotipo da Netflix - Metrópoles
1 de 1 Imagem de celular exibindo, na tela, o logotipo da Netflix - Metrópoles - Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A Motion Picture Association (MPA) Brasil, que representa grandes estúdios de Hollywood e a Netflix, pediu nesta terça-feira (21/5) que o presidente da Câmara, Arthur Lira, não leve ao plenário o projeto de lei que regula serviços de streaming e vídeos sob demanda. A MPA apontou que o texto atual prejudica o setor.

“O projeto traz consigo o risco fundado de aumento de custos aos consumidores, redução de investimentos e obstáculo à competitividade”, afirmou a entidade, que apontou ainda “consideráveis prejuízos do ponto de vista econômico e cultural e das parcerias sólidas entre todos os agentes da indústria” e pediu que a proposta passe por mais discussões técnicas. A MPA representa Disney, NBC Universal, Netflix, Paramount Pictures, Sony Pictures Entertainment e Warner Bros Discovery.

Como mostrou a coluna na semana passada, o relator do projeto, deputado André Figueiredo, do PDT do Ceará, propôs taxar os streamings e o YouTube, mas isentar o Globoplay, serviço do Grupo Globo.

A tributação de serviços de vídeos sob demanda, televisão por aplicativo e compartilhamento de conteúdos audiovisuais, a exemplo de Netflix e YouTube, é prevista no projeto com o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine). Os valores da alíquota serão progressivos, até o máximo de 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro, incluindo receitas com publicidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?