metropoles.com

Estado que abriga terra Yanomami homenageia garimpeiros em brasão

Brasão de Roraima, que abriga Terra Indígena Yanomami, destaca garimpeiros; garimpo ilegal é responsável por crise humanitária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Brasão de Roraima
1 de 1 Brasão de Roraima - Foto: Divulgação

Um ministro do governo Lula apontou um ponto central para entender a relação dramática entre o garimpo ilegal e os Yanomami em Roraima. O próprio brasão do estado homenageia os garimpeiros.

Em primeiro plano, à direita no brasão, o garimpeiro é justificado como “homenagem às riquezas minerais”, segundo o site do governo estadual. É a única figura humana no emblema. As outras ilustrações são de uma garça, do Monte Roraima, de grãos de arroz e de uma arma indígena. Cinco cidades do estado ficam dentro da Terra Yanomami.

O governo federal estima que no mês passado havia cerca de 20 mil garimpeiros na reserva Yanomami, o que é ilegal. Os criminosos seguem fugindo do local, com receio de prisões. O grupo é diretamente responsável pela crise humanitária entre os indígenas, que têm morrido de desnutrição severa. O Ministério da Saúde decretou emergência pública no território Yanomami.

O governador de Roraima, Antonio Denarium, tem defendido a autoridades federais os garimpeiros que vêm sendo expulsos do território indígena, protegido por lei. Como mostrou a coluna, o governador alegou que os criminosos são “tão vítimas” quanto os indígenas, que tiveram seu território invadido.

Mapa dos municípios dentro da terra indígena Yanomami

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?