metropoles.com

Escritório de ex-secretário obtém vitória contra governo do RJ

Sérgio Zveiter foi secretário de Justiça do Rio de Janeiro até fevereiro, um mês antes de processo; escritório nega conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ PEC-RJ
Fachada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
1 de 1 Fachada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/ PEC-RJ

O escritório de advocacia de Sérgio Zveiter, secretário de Justiça do estado do Rio de Janeiro até fevereiro, obteve na quarta-feira (13/4) uma vitória contra o governo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A decisão judicial atendeu a um pedido do escritório de Zveiter em prol da usina Álcool Química Canabrava, que questionou uma punição por pendências tributárias aplicada pela Secretaria de Fazenda.

Ex-deputado federal, Sérgio Zveiter é sócio do escritório e foi secretário de Justiça da gestão Cláudio Castro de março de 2021 a fevereiro de 2022. A pasta era responsável pela relação do governo com o Judiciário. Em março, o escritório ajuizou a ação contra o estado no TJRJ. A juíza Cristiana Aparecida de Souza considerou que a suspensão da inscrição estadual da Álcool Química Canabrava foi desproporcional.

Em outro processo na Justiça do estado, a Álcool Química Canabrava foi alvo de denúncia do MP fluminense em janeiro deste ano. Os procuradores buscam o ressarcimento de R$ 271 milhões ao estado do Rio de Janeiro, por suposta concessão irregular de benefícios fiscais em governos anteriores.

Procurado, o escritório negou haver conflito de interesses no caso. Flávio Zveiter, também sócio da firma, afirmou: “O conflito é zero. O Sérgio já estava fora do escritório quando protocolamos essa ação. Quando Sergio estava no governo, o escritório adotou uma política de não assumir demandas contra o estado do Rio de Janeiro”.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?