metropoles.com

Episódio extra do “Projeto Querino” traz jornalista do New York Times

No novo episódio do Projeto Querino, o criador e apresentador do podcast, Tiago Rogero, entrevista a jornalista americana Nikole Hannah-Jone

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
gero
1 de 1 gero - Foto: Reprodução

O podcast do “Projeto Querino”, que conta a história brasileira a partir de uma perspectiva afrocentrada, terá um episódio extra que vai ao ar nesta terça-feira (8/11). No novo episódio, o criador e apresentador do podcast, Tiago Rogero, entrevista a jornalista americana Nikole Hannah-Jones, criadora e apresentadora do projeto que inspirou o Querino: o “1619 Project”, do New York Times.

Lançado em 2019, o “1619” rendeu a Nikole o Pulitzer de 2020, foi adaptado em livros e, em breve, será transformado numa série de TV.

Na conversa, Hannah-Jones contou sobre as reações positivas e negativas, nos EUA, ao “1619” — alvo constante de ataques de conservadores, entre eles o ex-presidente Donald Trump.

“Há setores da nossa sociedade — pessoas que foram desde sempre os ‘guardiões’ da memória nacional — que são apegados à nossa hierarquia racial e querem ser os únicos a controlar a narrativa. Essas pessoas acham o projeto muito perigoso, e para mim isso é a prova de que o projeto foi bem-sucedido. Se os que estão no poder, que justificam seu poder mentindo sobre a nossa História; se eles acham o ‘1619’ perigoso, eu acho isso bom”, disse Hannah-Jones no podcast.

O episódio extra será publicado em duas versões nas plataformas: uma com o áudio original da entrevista em inglês e uma dublada em português. Uma versão em vídeo do episódio (com áudio original e legendas em português) também estará no site do projeto Querino e no canal da Rádio Novelo no YouTube.

“Desde que lançamos o projeto Querino, comentávamos internamente que só havia uma possibilidade de fazermos um episódio extra do podcast: se rolasse uma entrevista com a Nikole”, disse Rogero à coluna. “Fiz o primeiro contato com ela em maio, mais de dois meses antes de lançarmos. Contei que estávamos desenvolvendo um projeto brasileiro inspirado no ‘1619’. Ela ficou super feliz, foi extremamente carinhosa e receptiva. Espero que seja uma espécie de ‘presente’ para os nossos ouvintes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?