metropoles.com

Entidade pede impugnação de edital de reconhecimento facial por cor e “vadiagem”

Chamada de “Smart Sampa”, a iniciativa pretende instalar e integrar 20 mil câmeras até 2024 com investimento de R$ 70 milhões por ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Câmera
1 de 1 Câmera - Foto: iStock

O Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) pediu a impugnação do edital da Prefeitura de São Paulo que prevê a contratação de um sistema de monitoramento por câmeras para rastreamento de pessoas por meio de reconhecimento facial, de cor e por “vadiagem”.

O pedido de impugnação, apresentado nesta quinta-feira (1º/12), aponta que, além da tecnologia ser racista, fere uma série de direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados.

“Sobre a segurança dos dados, o edital se restringe à menção de um dever abstrato de criação de planos de contingência para casos de vazamento de dados, não prevendo políticas de armazenamento ou de criptografia dos dados, por exemplo”, diz o pedido de impugnação.

A iniciativa municipal, chamada de “Smart Sampa”, pretende instalar e integrar 20 mil câmeras até 2024 com investimento de R$ 70 milhões por ano.

O ITS Rio questiona também a justificativa do edital para a contratação do sistema, que alega ser necessária a “identificação e controle” de suspeitos para a “prevenção” de crimes.

“Considerando que o propósito da plataforma, aparentemente, seria gerar um sistema no qual os funcionários da Secretaria e da Guarda Municipal pudessem acompanhar os vídeos em tempo real, com base em quais critérios poderiam estas pessoas definirem quem é e quem não é suspeito?”, pergunta o ITS.

Nesta quinta-feira (30/11), O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e outras 50 organizações acionaram o Ministério Público de São Paulo contra o edital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?