Entidade internacional manifestou a Barroso preocupação com eleição
Antes de nota pública lida no plenário do TSE, entidade fez reunião virtual com presidente do tribunal
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma conversa com Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma entidade internacional compartilhou preocupação com os ataques ao sistema eleitoral brasileiro. O ministro fez uma reunião virtual na semana passada com a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), composta por 31 organismos eleitorais das Américas.
No encontro, os integrantes da entidade também manifestaram apoio ao trabalho do TSE, e prometeram um comunicado público de apoio à corte. Esse documento foi lido por Barroso nesta quinta-feira (2/9), ao abrir a sessão plenária do tribunal.
A Uniore mencionou a “escalada de questionamentos e ataques contra o sistema de votação e contra o TSE”, e declarou estar “preocupada”. A entidade ainda afirmou que o TSE tem “seriedade e rigor técnico” e pediu “tranquilidade” nas eleições do próximo ano.
O gesto ocorre em meio a ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral. O presidente ameaçou as eleições do ano que vem e acusou fraudes nas urnas sem apresentar provas.