metropoles.com

Enquanto governo sofria no Congresso, articulador estava na Austrália

Secretário de Assuntos Parlamentares do governo, Valmir Prascidelli estava de férias na semana passada, quando governo empilhou derrotas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmara dos Deputados; Ricardo Stuckert / PR
Valmir Prascidelli e Lula
1 de 1 Valmir Prascidelli e Lula - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados; Ricardo Stuckert / PR

As derrotas acachapantes do governo Lula no Congresso na semana passada, que incluíram pautas como saidinhas de presos, combate a fake news e taxação de compras em sites internacionais como Shopee e Shein, envolveram um lance que não tem passado despercebido por aliados do petista – e que mostra como a articulação política tem sido tacanha.

Secretário especial de Assuntos Parlamentares, sob a Secretaria de Relações Institucionais, o ex-deputado Valmir Prascidelli não participou das articulações porque estava de férias, bem longe do Brasil. Prascidelli viajou à Austrália, num fuso horário de 13 horas de diferença com Brasília. Ele saiu de férias no dia 13 e ficou de folga até o dia 29 de maio.

Com um dos seus articuladores de férias, o Planalto viu na terça passada (28/5) Câmara e Senado derrubarem veto de Lula a trecho do projeto de lei que acaba com a saidinha dos presos e manterem o veto do então presidente Jair Bolsonaro à criminalização da disseminação de notícias falsas. Os deputados ainda aprovaram a taxação de 20% sobre compras internacionais abaixo de US$ 50.

Procurada pela coluna, a Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, comandada pelo ministro Alexandre Padilha, afirmou que Valmir Prascidelli esteve de férias “conforme autoriza a legislação brasileira, em razão de compromissos pessoais previamente agendados”.

Segundo a pasta, “durante sua ausência, não houve qualquer prejuízo às atividades da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares”.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?