Empresário bolsonarista no RJ convocou para porta de quartel contra TSE
Empresário Ruy Barreto Filho publicou mensagens no grupo de empresários da Associação convocando para protesto contra eleições
atualizado
Compartilhar notícia
O empresário bolsonarista Ruy Barreto Filho, dono da Café Solúvel Brasília e presidente do conselho da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), convocou associados para participarem das manifestações golpistas na frente do Comando Militar do Leste. O convite foi enviado em um grupo de WhatsApp com empresários da Associação após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições.
A mensagem dizia que era a hora do “tudo ou nada” e que “eleições sujas” não seriam aceitas.
Barreto Filho era vice-presidente do conselho e assumiu a presidência em novembro de 2022, após a morte do empresário Marco Polo Pereira Leite. Barreto Filho busca, agora, ser reeleito ao cargo. As eleições para o conselho acontecerão no dia 16 de maio.
Mensagens enviadas no grupo de WhatsApp mostram que o bolsonarista tem a intenção de usar a Associação Comercial do estado para fins políticos. No início de março, o empresário bolsonarista defendeu aos empresários associados a publicação de uma nota de repúdio a Lula, a quem chama de “ex-presidiário”.
Os empresários associados temem que, se reeleito, Barreto Filho tente politizar a ACRJ e impeça o governo Lula de dialogar com grandes iniciativas privadas do estado.
A Associação Comercial do Rio de Janeiro foi palco de diversos encontros entre empresários e candidatos nas últimas eleições. Bolsonaro e Lula foram convidados para almoços com os associados. O atual presidente, contudo, preferiu mandar seu então candidato à vice-presidência, Geraldo Alckmin.
Procurado, Barreto Filho não respondeu aos contatos da coluna. O espaço está aberto a manifestações.