Em pesquisa, 54% dizem que CPI da Covid não serviu para nada
Entre quem aprova o presidente Jair Bolsonaro, o percentual chega a 59% com apenas 25% vendo utilidade na CPI
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa feita pela empresa de pesquisa Quaest e a Genial Investimentos mostra que, para 54% dos brasileiros, a CPI da Covid não serviu para nada. Outros 29% responderam que ela teve utilidade. E 17% das pessoas não souberam responder.
O levantamento mediu a percepção da população em relação à investigação tocada pelo Senado e perguntou se a CPI serviu para alguma coisa. Além do número geral, a pesquisa separou as respostas por preferência política.
Entre quem apoia Jair Bolsonaro, apenas um quarto viu alguma serventia na CPI da Covid. Já entre quem desaprova o presidente, 32% responderam que a CPI foi útil.
O movimento é o oposto entre quem disse que a CPI não serviu para nada. Entre os apoiadores de Bolsonaro, 59% deram essa resposta. Entre quem não aprova sua gestão, 52% fizeram essa opção.
O maior percentual de pessoas que viram utilidade na CPI da Covid está entre quem gostaria de ver o ex-presidente Lula vencendo a eleição no ano que vem. Nesse caso, 33%, ou um terço, disseram que a CPI foi útil.
Esse número cai para 30% entre quem diz que não quer nem Lula e nem Bolsonaro e para 22% entre os apoiadores do Bolsonaro.
Outra estratificação feita foi a partir do meio pelo qual a pessoa se informa. O maior percentual de quem viu utilidade na CPI está entre quem se informa por rádio (43%) e por jornais impressos (42%). Na outra ponta está quem não costuma se informar sobre política (18%) e quem se informa por Whatsapp (22%).
A pesquisa ouviu 2.063 pessoas entre 3 e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.