metropoles.com

Em novo embate com Frias, SP celebrará o bicentenário da Independência

Governo de São Paulo anunciará programação que durará um mês e terminará com a reinauguração do Museu do Ipiranga, alvo de disputa com Frias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roberto Castro/ Mtur
mario_frias
1 de 1 mario_frias - Foto: Roberto Castro/ Mtur

O governo de São Paulo definiu que a programação para comemorar o bicentenário da Independência terá um mês de duração, entre agosto e setembro de 2022, e terminará com a reinauguração do Museu do Ipiranga. A celebração deverá ser motivo para um novo embate entre a gestão de João Doria e o secretário de Cultura do governo federal, Mario Frias.

As reformas do Museu do Ipiranga, avaliadas em R$ 210 milhões, tiveram R$ 170 milhões de incentivos privados, sendo que uma parcela foi captada via Lei Rouanet. Frias afirma que o governo de São Paulo não tem autonomia para decidir quando o museu será reinaugurado e ameaça criar empecilhos. A gestão Doria afirma que as ameaças não fazem sentido.

Antes da abertura do museu, o governo paulista lançará um portal chamado “Agenda Bonifácio”, que trará toda a programação do bicentenário da Independência, incluindo ações promovidas por municípios, pela gestão Doria e pelo governo federal.

O governo paulista promoverá a comemoração em São Paulo e em outras cidades do estado, mas as principais ações estão previstas para o Parque da Independência, onde está localizado o Museu do Ipiranga. Um palco com atividades culturais diárias será montado no local. Os detalhes da programação só serão revelados em 2022.

O bicentenário da Independência é um tema caro nas bases do bolsonarismo, sobretudo em grupos conservadores simpáticos à monarquia. O tratamento dado pela gestão de Frias à data comemorativa é criticado com frequência pelo cineasta Josias Teófilo, um apoiador de Bolsonaro.

Frias anunciou no fim de outubro que Raphael Azevedo, ex-chefe de gabinete do deputado estadual Gil Diniz, viria para a Secretaria de Cultura trabalhar como gerente de projetos. Na ocasião, Azevedo postou imagens no Instagram dando a entender que cuidaria da programação do bicentenário. Ele não tinha experiência com a área cultural antes de assumir o cargo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?