metropoles.com

Em Minas Gerais, Lula tem 45%, e Bolsonaro, 40%, aponta Quaest

Pesquisa Quaest mostra que ex-presidente Lula lidera intenções de votos em Minas Gerais, segundo maioro colégio eleitoral do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles | Foto: Fábio Vieira
lula e bolsonaro em debate
1 de 1 lula e bolsonaro em debate - Foto: Arte Metrópoles | Foto: Fábio Vieira

A três dias do segundo turno, Lula lidera as intenções de voto em Minas Gerais com 45%, ante 40% de Jair Bolsonaro, apontou a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27/10). A margem de erro é de dois pontos. No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro por cinco pontos percentuais no estado, segundo maior colégio eleitoral do país e onde, tradicionalmente, o presidenciável vencedor é eleito ao Planalto.

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula, do PT, tem 45%; Jair Bolsonaro, do PL, 40%; indecisos somaram 8%; brancos, nulos ou não pretendem votar, 7%.

Já no cenário espontâneo, sem a menção aos candidatos, Lula marcou 42%; Bolsonaro, 38%; indecisos, 16%; brancos, nulos ou não pretendem votar, 6%.

Na expectativa de vitória, Lula também lidera sob Bolsonaro entre os mineiros: 47% responderam que acham que o petista vencerá; 32% disseram que acham que Bolsonaro será eleito; 21% não souberam ou não responderam.

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa também mostrou que 91% dos votos dos mineiros são definitivos; 8% ainda podem mudar; e 1% não souberam ou não responderam. Os eleitores responderam também que os principais problemas do Brasil são economia (45%); questões sociais (22%); e saúde/pandemia (11%).

Para 68%, o apoio do governador bolsonarista Romeu Zema a Bolsonaro não muda a chance de voto. Para 23%, a chance aumenta. Outros 6% responderam que o apoio de Zema a Bolsonaro diminui a probabilidade de voto. Não souberam ou não responderam somaram 3%.

A Quaest fez 2.200 entrevistas presenciais com eleitores mineiros, entre 24 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos. O nível de confiança, 95%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?