Em Minas Gerais, Lula tem 45%, e Bolsonaro, 40%, aponta Quaest
Pesquisa Quaest mostra que ex-presidente Lula lidera intenções de votos em Minas Gerais, segundo maioro colégio eleitoral do país
atualizado
Compartilhar notícia
A três dias do segundo turno, Lula lidera as intenções de voto em Minas Gerais com 45%, ante 40% de Jair Bolsonaro, apontou a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27/10). A margem de erro é de dois pontos. No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro por cinco pontos percentuais no estado, segundo maior colégio eleitoral do país e onde, tradicionalmente, o presidenciável vencedor é eleito ao Planalto.
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula, do PT, tem 45%; Jair Bolsonaro, do PL, 40%; indecisos somaram 8%; brancos, nulos ou não pretendem votar, 7%.
Já no cenário espontâneo, sem a menção aos candidatos, Lula marcou 42%; Bolsonaro, 38%; indecisos, 16%; brancos, nulos ou não pretendem votar, 6%.
Na expectativa de vitória, Lula também lidera sob Bolsonaro entre os mineiros: 47% responderam que acham que o petista vencerá; 32% disseram que acham que Bolsonaro será eleito; 21% não souberam ou não responderam.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa também mostrou que 91% dos votos dos mineiros são definitivos; 8% ainda podem mudar; e 1% não souberam ou não responderam. Os eleitores responderam também que os principais problemas do Brasil são economia (45%); questões sociais (22%); e saúde/pandemia (11%).
Para 68%, o apoio do governador bolsonarista Romeu Zema a Bolsonaro não muda a chance de voto. Para 23%, a chance aumenta. Outros 6% responderam que o apoio de Zema a Bolsonaro diminui a probabilidade de voto. Não souberam ou não responderam somaram 3%.
A Quaest fez 2.200 entrevistas presenciais com eleitores mineiros, entre 24 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos. O nível de confiança, 95%.