Em cinco meses, vice-líder do PT tirou férias no exterior quatro vezes
Em cinco meses, vice-líder do PT visitou Cuba, Colômbia, a ilha de Curaçao e Portugal; em todas as viagens, teve a companhia da família
atualizado
Compartilhar notícia
Nos primeiros cinco meses de mandato como deputado federal, o vice-líder do PT na Câmara, Washington Quaquá, viajou cinco vezes ao exterior para passear com a família. O levantamento foi feito com base nas redes sociais do deputado e em registros da Casa, que não apontaram nenhuma missão parlamentar ou gasto de dinheiro público.
Quaquá visitou Cuba, Colômbia, a ilha de Curaçao e, agora, está em Portugal. Em todas as viagens, teve a companhia de sua mulher, a psicóloga Gabriela Lopes. Em duas delas, levou sua filha.
Além do périplo internacional, o parlamentar foi para Foz do Iguaçu (PR) com a família em maio. Ao todo, Quaquá acumula 11 faltas no plenário e 24 em comissões. Nenhuma viagem foi paga com dinheiro da cota parlamentar ou feita em missão especial.
A viagem que fez para Cuba, em abril, desfalcou o governo Lula, que foi derrotado na Câmara em uma votação sobre o decreto do saneamento básico. Junto de Quaquá, além de sua mulher, estavam outros quatro deputados da base governista.
O mesmo aconteceu durante a viagem para Foz do Iguaçu, na qual comemorou seu aniversário. Enquanto isso, a Câmara aprovou o marco temporal das terras indígenas, contrariando apelos públicos do governo Lula.
Procurado, o deputado Washington Quaquá afirmou que viaja com recursos próprios, mas eventualmente aproveita o deslocamento para fazer seu trabalho parlamentar. “Agora mesmo vim em viagem para o meu casamento, que será no dia 20, mas aproveitei para realizar uma reunião com um dos arquitetos que fizeram a Expo Lisboa. Quero levar a experiência para Maricá, minha cidade”, disse, completando:
“Como homem público e mesmo na vida pessoal, viajar é bom para conhecer experiências de políticas públicas e ampliar contatos internacionais. De resto, vou continuar viajando.”