metropoles.com

Eduardo Bolsonaro nega atuação em invasão nos EUA e se diz perseguido

Apurações do Congresso americano sobre o atentado de 6 de janeiro de 2021 devem avançar sobre as conexões internacionais da extrema-direita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O deputado federal Eduardo Bolsonaro de frente, com parte do rosto na penumbra, olha para o lado com - Metrópoles
1 de 1 O deputado federal Eduardo Bolsonaro de frente, com parte do rosto na penumbra, olha para o lado com - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O deputado Eduardo Bolsonaro reclamou da possibilidade de ser incluído nas investigações sobre a invasão do Congresso americano em 6 de janeiro por apoiadores de Donald Trump. A perspectiva foi citada na última semana pelo deputado americano Jamie Raskin a representantes da sociedade civil brasileira.

“Estão fazendo força, né? Me meter no meio… Vão tentar criar o máximo de dor de cabeça possível, mas isso daí sim que estressa. Eles só sabem do encontro que tive com o Lindell [empresário trumpista Michael Lindell] e com a Ivanka [Ivanka Trump, filha do ex-presidente] porque eu postei as fotos. Como vou planejar um atentado e postar com quem estou me encontrando?”, afirmou Eduardo Bolsonaro à coluna nesta segunda-feira (1º/8).

Segundo o deputado democrata Jamie Raskin, as apurações do Congresso americano sobre o atentado de 6 de janeiro de 2021 devem avançar sobre as conexões internacionais da extrema-direita.

Dois dias antes da invasão por apoiadores insatisfeitos com a derrota de Donald Trump, Eduardo Bolsonaro foi à Casa Branca encontrar Ivanka, filha de Trump, e Jared Kushner, seu marido e assessor de Trump. O embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Nestor Forster, também participou da reunião.

No último dia 21, o presidente do comitê de investigação do Congresso sobre a invasão do Capitólio, Bennie Thompson, afirmou que Trump abriu o caminho para “a anarquia e a corrupção” e deve ser responsabilizado pelo ataque, depois de ter estimulado uma reação contra supostas fraudes eleitorais, que nunca foram comprovadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?