Eduardo Bolsonaro critica máscara: “Se pudessem, obrigariam camisinha”
Deputado Eduardo Bolsonaro comparou o uso de máscaras a preservativos; máscaras evitam a circulação do vírus que matou 638 mil brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
Eduardo Bolsonaro atacou o uso de máscaras para conter a Covid e comparou a obrigatoriedade do uso do equipamento de segurança a preservativos. Sem base e na contramão da comunidade científica, o deputado disse que é uma “mentira” que uma pessoa sem máscara pode contaminar outras. A afirmação foi feita em uma conversa com aliados no Twitter na noite desta segunda-feira (14/2).
“Que tem que usar máscara e tudo mais, porque eu, Eduardo, mesmo tendo recuperado… Com a imunidade natural ao Covid (sic), os neutralizantes lá em 800, eu teria de usar máscara porque eu poderia contaminar os outros, e na verdade é uma mentira, né?”, disse Eduardo Bolsonaro, acrescentando, sem citar nomes:
“Eu fico pensando: se esses caras tivessem poder, eles iam obrigar todo mundo a usar camisinha, para controlar a população mundial também”. A conversa no Twitter Spaces foi registrada pelo jornalista Eduardo Matysiak.
O uso de máscaras para conter a Covid é um consenso entre especialistas em todo o mundo, especialmente em meio ao surgimento de novas variantes, como a Ômicron. O equipamento sanitário faz com que a circulação do vírus caia e, por consequência, reduz a taxa de transmissão.
UTIs de pelo menos sete estados do país voltaram a ficar lotadas com casos do coronavírus, a pior marca desde junho de 2021. A doença matou 639 mil brasileiros. A exemplo do filho, Jair Bolsonaro é crítico do uso de máscaras e também da vacina.
Entre os participantes do bate-papo estava o ativista bolsonarista Italo Lorenzon, fundador do blog bolsonarista Terça Livre, que encerrou suas operações depois de ser alvo da PF. Ex-colega de Lorenzon, Allan dos Santos está foragido nos Estados Unidos.
Na última quinta-feira (10/2), em outra conversa no Twitter, Eduardo Bolsonaro disse que bolsonaristas podem fazer as malas em um eventual governo Lula em 2022: “Esse ano é Jair ou já era, ou então pode fazer suas malas”.
INACREDITÁVEL 🗣
EDUARDO BOLSONARO E AMIGOS pic.twitter.com/lsReKNFud3
— Eduardo Matysiak (@EduardoMatysiak) February 15, 2022