metropoles.com

Economista indicado para Petrobras é contra intervenção em preços

Bolsonaro demitiu o general Joaquim Silva e Luna por não concordar com a política de preços dos combustíveis praticada pela Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Novo presidente da Petrobras, Adriano José Pires Rodrigues
1 de 1 Novo presidente da Petrobras, Adriano José Pires Rodrigues - Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

O economista Adriano Pires, indicado para assumir a presidência da Petrobras, se manifesta contra a intervenção do governo na política de preços operada pela estatal.

Pires publicou um artigo no último dia 22, no site Poder 360, dizendo que “o que assusta o investidor é a ameaça da intervenção nos preços sempre presente em manifestações dos que sonham em transformar novamente a Petrobras em instrumento político do governo”.

Ele defendeu, no entanto, a criação de um fundo emergencial de subsídios, com duração de três a seis meses, para evitar que a alta no preço dos combustíveis seja repassada ao consumidor. O preço do barril de petróleo passou de 100 dólares devido à guerra na Ucrânia e às sanções aplicadas contra a Rússia.

Silva e Luna vinha sofrendo pressões de Bolsonaro e de outras lideranças políticas, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, para revisar a política de preços da Petrobras. A alta nos combustíveis é uma questão sensível para a popularidade do governo federal, sobretudo em um ano eleitoral.

Nesta segunda-feira (28/3), Pires publicou um texto em inglês no seu perfil no LinkedIn afirmando que o “risco de intervenção na Petrobras antes das eleições é muito pequeno por duas razões”.

“A primeira é porque a regulamentação e o compliance da companhia depois da Lava Jato tornam muito difícil para a diretoria executiva e para o Conselho de Administração tomarem ações que possam prejudicar os acionistas. Em segundo lugar, se o presidente Bolsonaro intervier na companhia, ele será acusado de fazer a mesma política que o Lula fez”, afirmou Pires.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?