Durante operação federal, governador de Roraima defende garimpeiros
Governador de Roraima, Antonio Denarium defendeu garimpeiros a interlocutores do governo federal
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de Roraima, Antonio Denarium, defendeu a interlocutores do governo federal os garimpeiros que estão sendo expulsos do território Yanomami. Declarações em defesa dos garimpeiros foram feitas a autoridades federais que acompanham a operação.
Denarium tem dito que os garimpeiros são “tão vítimas” quanto os indígenas e que o garimpo é a base da economia local e, por isso, não pode permanecer ilegal. Além disso, Denarium defende as ações tomadas pelo governo de Roraima na região.
O governador, bolsonarista, tem dado diversas declarações a favor de garimpeiros. No fim de janeiro, em entrevista ao repórter Guilherme Seto, Denarium defendeu a “aculturação” dos indígenas, negou a desnutrição dos yanomami e disse que os garimpeiros não têm responsabilidade sobre a situação dos indígenas.
No início de fevereiro, ele pediu que o governo federal auxilie os garimpeiros, para “garantir a saída dos trabalhadores que se encontram em área de garimpo e que escolheram sair daquela região de forma espontânea e pacífica”.