Drummond e Portinari terão conversa gerada por inteligência artificial
Sediado na terra de Carlos Drummond de Andrade, Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) é gratuito e vai de 31/10 a 5/11
atualizado
Compartilhar notícia
O poeta Carlos Drummond de Andrade e o pintor Candido Portinari aparecerão em uma conversa gerada por inteligência artificial na quarta-feira (1º/11), durante o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira). Familiares dos artistas também lerão cartas trocadas entre os dois durante as décadas de 1930 e 1940.
Na noite da quarta-feira (1º/11), Pedro Drummond, neto e detentor dos direitos autorais da obra de Carlos, participará de uma palestra com o filho de Portinari, João Candido Portinari. Ambos vão ler e contextualizar as correspondências partilhadas pelos artistas. Em seguida, Drummond e Portinari aparecerão em um vídeo produzido por inteligência artificial, lendo as próprias cartas.
Sediado na terra de Drummond, o festival gratuito acontecerá entre terça-feira (31/10) e domingo (5/11), no Centro Histórico de Itabira (MG). O mote será “Arte, literatura e correspondências”. Conceição Evaristo, Jeferson Tenório e Eliana Alves Cruz estão entre os escritores convidados.