Discord enviará executivos para intercâmbio com Ministério da Justiça
Encontro entre executivos do Discord e integrantes do Ciberlab, do Ministério da Justiça, está previsto para ocorrer em fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
Executivos da rede social Discord farão um intercâmbio com os integrantes do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em fevereiro de 2024.
O Discord está sediado em São Francisco, nos Estados Unidos. Os executivos usarão a reunião em Brasília para colher novas informações sobre como a rede social é usada para cometer crimes no país. Também haverá a apresentação de novos dispositivos desenvolvidos pela plataforma para melhorar a segurança dos usuários.
O Ciberlab é um serviço de inteligência que ajuda as autoridades brasileiras a prevenirem crimes planejados em redes sociais e a descobrirem a autoria dos delitos consumados por meio da internet. Os integrantes do Ciberlab querem aproveitar o encontro para aperfeiçoar métodos de investigação empregados na rede social.
A relação entre as partes é boa. A primeira reunião entre o Ministério da Justiça e o Discord ocorreu em março. À época, os executivos da plataforma não faziam ideia que a rede social de troca de mensagens era usada no Brasil para incentivar ataques contra escolas e outros crimes contra crianças e adolescentes.
Desde então, o Discord criou um espaço exclusivo para atender aos pedidos das forças de segurança, instituiu o controle parental na plataforma e estabeleceu uma tecnologia para monitorar o comportamento dos usuários em fóruns.
(Atualização às 20h13 do dia 2 de janeiro de 2024 – Após a publicação da nota, o Discord entrou em contato com a coluna para informar que o escritório Licks Attorneys exerce a representação legal da empresa no Brasil.)