metropoles.com

Diretoria da Aneel suspende multa de R$ 140 milhões de empresa turca

Agência Nacional de Energia elétrica negou o pedido da ONG Instituto Internacional Arayara e manteve suspensão de multa da Karpowership

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Aneel
1 de 1 Aneel - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou pedido da ONG Instituto Internacional Arayara e suspendeu uma multa de R$ 140,7 milhões que penalizaria a empresa turca Karpowership por atraso na entrega de quatro usinas termelétricas.

O leilão emergencial foi realizado às pressas em outubro de 2021, durante a crise hídrica. Na ocasião, foram contratadas 17 usinas, incluindo 14 a gás natural. Das 17, apenas uma entrou em operação até 1° de maio. A Karpowership, porém, foi a única empresa que conseguiu da Aneel a suspensão da multa por atraso na entrega das termelétricas.

Procurada, a Aneel afirmou que a diretoria do órgão decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente a multa para, antes, avaliar se houve ou não responsabilidade da Karpoweship no atraso das termelétricas, com “amplo direito ao contraditório”.

A agência afirma que está prevista para a próxima terça-feira (09/8) a sessão que analisará o mérito do excludente de responsabilidade. E que, então, será de fato decidido se a empresa turca arcará ou não com a multa milionária.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?