Diretoria da Aneel suspende multa de R$ 140 milhões de empresa turca
Agência Nacional de Energia elétrica negou o pedido da ONG Instituto Internacional Arayara e manteve suspensão de multa da Karpowership
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou pedido da ONG Instituto Internacional Arayara e suspendeu uma multa de R$ 140,7 milhões que penalizaria a empresa turca Karpowership por atraso na entrega de quatro usinas termelétricas.
O leilão emergencial foi realizado às pressas em outubro de 2021, durante a crise hídrica. Na ocasião, foram contratadas 17 usinas, incluindo 14 a gás natural. Das 17, apenas uma entrou em operação até 1° de maio. A Karpowership, porém, foi a única empresa que conseguiu da Aneel a suspensão da multa por atraso na entrega das termelétricas.
Procurada, a Aneel afirmou que a diretoria do órgão decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente a multa para, antes, avaliar se houve ou não responsabilidade da Karpoweship no atraso das termelétricas, com “amplo direito ao contraditório”.
A agência afirma que está prevista para a próxima terça-feira (09/8) a sessão que analisará o mérito do excludente de responsabilidade. E que, então, será de fato decidido se a empresa turca arcará ou não com a multa milionária.