Dino marca conciliação em caso de calúnia de Kajuru contra Gilmar
Flávio Dino determinou audiência de conciliação em inquérito no qual Kajuru foi denunciado por caluniar Gilmar Mendes
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Flávio Dino, do STF, marcou para 29 de maio uma audiência de conciliação em um processo que opõe Gilmar Mendes, seu colega de Supremo, e o senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás.
A audiência ocorrerá no âmbito de um inquérito do STF, sob relatoria de Dino, no qual Kajuru foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por calúnia contra Gilmar. O senador foi acusado em abril de 2023, em razão de declarações dadas em entrevistas em março de 2019 e agosto de 2020, nas quais acusou o ministro de “vender sentenças”.
Jorge Kajuru pediu ao STF a rejeição da denúncia, argumentando que, antes mesmo de ser formalmente acusado pela PGR, usou uma sessão do Senado para se retratar dos ataques a Gilmar Mendes. A Procuradoria pediu a perda do mandato de Kajuru em caso de condenação, caso a pena seja superior a 4 anos de prisão.
Ao marcar a tentativa de conciliação, Dino seguiu a previsão legal segundo a qual, antes de analisar a denúncia, o juiz abrirá oportunidade para que as partes se reconciliem. A audiência, prevista para as 14h de 29 de maio, será conduzida por um juiz instrutor do gabinete de Flávio Dino no STF.
Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?