metropoles.com

Após Pandora Papers, ações de empresas citadas caem na Bolsa

Sete empresas repetiram o desempenho negativo no pregão desta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsa-b3-14
1 de 1 Bolsa-b3-14 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

As empresas que operam na bolsa brasileira, a B3, e que tiveram proprietários citados em reportagem da série Pandora Papers apresentaram queda no valor das ações na segunda-feira (4/10), o primeiro dia de pregão após as revelações. Nesta terça-feira (5/10), sete das empresas voltaram a ter os papéis negociados em baixa.

Os nomes dos empresários e de suas respectivas offshores foram revelados em reportagem do Metrópoles, que faz parte de uma investigação global coordenada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês).

A MRV Engenharia e o Banco Inter, da família Menin, a Grendene e a Vulcabraz Azaleia, dos irmãos gêmeos Pedro e Alexandre Grendene Bartelle, e a Rede D’Or, da família Moll, estão entre as empresas que iniciaram a semana com ações em baixa.

Na segunda (4/10), as ações do Banco Inter chegaram a uma queda de 13,55% e, no dia seguinte, perderam mais 3%. As da MRV caíram 4,66% na segunda e 2,31% na terça. As da Grendene sofreram baixas de 7,66% e 1,61% nos dois dias (confira tabela ao final da matéria).

A queda dos papéis do Banco Inter, no entanto, está relacionada a outro fator. Havia desconfiança no mercado em relação ao número de provisionamentos da instituição financeira, o que levou o banco a antecipar nesta segunda-feira a divulgação da prévia operacional do terceiro trimestre. A estratégia não surtiu efeito, e as ações da empresa permaneceram em queda, impactadas também pela alta nas taxas de juros.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?