Dez capitais devem decidir a eleição no 1º turno, aponta pesquisa
Apontamento é feito pelo pesquisa realizada pela empresa 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência
atualizado
Compartilhar notícia
Dez das 26 capitais do Brasil devem decidir as eleições municipais no primeiro turno, é o que aponta a pesquisa realizada pela empresa 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (28/8).
Segundo a pesquisa, as cidades que devem ter seus prefeitos eleitos já no dia 6 de outubro são Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
O levantamento considera que a chance para vitória no primeiro turno é quando o candidato tem 50% + 1 voto (dos votos válidos). Os três candidatos que tem, segundo a pesquisa, as maiores intenções de voto são Dr Furlan, do Cidadania no Macapá, que tem 88% de intenção de voto; JHC, do PSB em Maceió, que apresenta 83%; e Arthur Henrique, do MDB em Boa Vista, que tem 79% da intenção de voto na cidade.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
Os três lugares mais competitivos, ou seja, onde o candidato ainda não está definido, segundo o levantamento, são Manaus, Goiânia e Belo Horizonte. Na capital do Amazonas o nome que está na frente, com 24,6% das intenções de voto é Davi Almeida, do Avante. Em Goiânia, a delegada Adriana Accorsi, do PT, tem 27,7% dos votos. Em BH, Mauro Tramonte, do Republicanos, apresenta 28,2% das intenções de voto.
A 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência conduziu a pesquisas entre julho e agosto de 2024, abrangendo as 26 capitais, com eleitores de 16 anos ou mais. Os resultados eleitorais das capitais Aracaju, Campo Grande, Curitiba e São Luís foram impedidas de serem divulgados.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp