metropoles.com

Deputados do União Brasil querem tomar ministério de Alcolumbre

Bancada do União Brasil quer indicar ministro e tirar Waldez Góes, do PDT, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ao lado do senador Davi Alcolumbre
1 de 1 O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ao lado do senador Davi Alcolumbre - Foto: Reprodução

O ministério mais cobiçado pelos deputados do União Brasil é da Integração e Desenvolvimento Regional, hoje pilotado por Waldez Góes, do PDT.

Góes foi indicado pelo senador Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, mas o entendimento na Câmara dos Deputados é de que o apadrinhamento beneficia mais Alcolumbre individualmente do que o partido.

O União tem três ministros, mas parlamentares se queixam de que as indicações só beneficiam a cúpula. Em reunião na última quarta-feira, a bancada na Câmara deliberou que escolheria coletivamente o nome do próximo ministro.

Deputados avaliam que, no caso dos ministérios das Comunicações e do Turismo, que estão com deputados do União Brasil, é mais importante conseguir indicar alguém no comando das estatais abaixo deles, Correios e Embratur, do que trocar o ministro em si.

Nos Correios, o presidente foi indicado pelo grupo de advogados Prerrogativas, próximo a alas do PT. Na Embratur, está Marcelo Freixo, do PSB.

O problema de tirar Waldez Góes é que, com a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) de Cristiano Zanin, Lula não quer se indispor com Alcolumbe. O senador é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde ocorrerá a sabatina de Zanin. Além disso, tem mantido boa relação com Lula.

Na votação da MP da Esplanada, 15 deputados dos 59 do União Brasil traíram o governo, mas os demais deram um “voto de confiança”, justificado pela possibilidade de conquistarem mais espaço nas negociações futuras.

O partido aguarda o resultado das conversas entre o presidente Lula e Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e tenta atrair o Republicanos para fazer um pedido conjunto a Lula por ministérios, para ganhar força.

Na semana passada, Marcos Pereira, presidente do Republicanos, negou à coluna que o partido vá indicar um ministro no governo Lula.

Dentro do União Brasil, o mais cotado para assumir um ministério é Celso Sabino, do União Brasil do Pará, como mostrou o colunista Igor Gadelha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?